Conheça o Design Biofílico, Tendência Que Ajuda a Aumentar o Bem-Estar
Decorar própria casa com inspiração na natureza pode ajudar também na concentração e no foco
A decoração do lar tem tudo a ver com as sensações que a casa transmite aos moradores e também aos visitantes. Desde o início da pandemia, em 2020, quando o mundo parou e o isolamento social foi instaurado, muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. E, justamente por isso, sentiram esse impacto da decoração no dia a dia, o que motivou muitos a investir em uma nova decoração – e uma das novidades dessa área é o design biofílico, isto é, trazer mais natureza para dentro de casa. Trata-se de uma tendência recente no mundo da decoração, que pode ser muito benéfica para o bem-estar.
Betina Alves, doutora em ciências biológicas, reforça que “o contato com a natureza alivia o estresse e libera hormônios, como dopamina e serotonina, no corpo; é como se nos regenerássemos a cada contato”. Um estudo guiado pelo professor Reuber Albuquerque Brandão mostra que o contato de seres humanos com a natureza, de fato, aprimora a saúde, reduzindo estresse e aumentando sentimentos positivos.
A pesquisa levou em consideração 33 pessoas antes e depois de uma caminhada de meia hora no parque, em contraste com uma caminhada de meia hora no centro da cidade. Segundo os próprios participantes, a exposição ao ambiente urbano diminuiu a felicidade, sendo relatadas mais energias negativas. Ao mesmo tempo, a caminhada no parque aumentou a felicidade e propagou mais sentimentos positivos.
Mas, afinal, como decorar a sua casa com base em um design biofílico?
A primeira coisa é investir em plantas. Escolha plantas que melhor se encaixem no ambiente em que você vive e também no seu tempo e disposição para cuidar delas – caso você seja uma pessoa que se esquece frequentemente de aguar as plantas, prefira plantas do tipo suculentas. As plantas purificam o ar, deixando-o mais fresco, e absorvem toxinas, podendo melhorar o foco e a concentração.
Outra coisa importante é aproveitar a iluminação natural no ambiente, de maneira que ele não fique extremamente iluminado. Prefira janelas maiores e cortinas em tons claros para filtrar melhor o sol, quando necessário. A ventilação natural também é fundamental.
O design biofílico também leva em consideração as cores, que ficam entre verde, tons de madeira e terrosos, além de objetos feitos de materiais naturais. Madeira, algodão e palhinha podem ajudar muito – inclusive, para criar um ambiente muito mais aconchegante e promissor.
Uma vantagem importante desse tipo de design é a facilidade de decorar a casa neste estilo (aliás, essa é uma grande arte da decoração: a possibilidade de adaptar a sua casa quando quiser!). Para que fique perfeito, você pode consultar um arquiteto ou um design de interiores, que irão auxiliar na montagem do design biofílico. Com um projeto pensado na harmonia do espaço, das cores, dos móveis e dos objetos decorativos, a sua casa ficará perfeita!
Quer saber mais sobre ou precisa de uma ajudinha para transforma a sua casa ou seu home office e deixar com a sua cara, temos os melhores designers de interiores e arquitetos no nosso time, fale conosco tenho certeza que podemos lhe ajudar.